Faturamento de Convênio (criar lote sem gerar XML)

Neste passo a passo vamos te mostrar como gerar um lote para controle das guias e faturamento, sem a necessidade de gerar o arquivo XML.
Para isso não é necessário preencher os pré-requisitos obrigatórios para faturamento.


Critérios para controle manual:

  • Ter SOMENTE o nome do convênio salvo em CADASTROS > CONVÊNIOS.
  • Ter o tratamento e agendamento das guias na agenda, com controle de presença atualizado através dos status.

Clicando no seu menu principal em TISS > GERAR LOTE basta informar o período que você quer visualizar as guias para faturar, a opção de Criação da Guia ou Finalização do atendimento, e o convênio.

Após filtrar você irá visualizar o resultado da busca, no canto esquerdo você irá selecionar as guias que deseja incluir no lote. Na penúltima coluna é possível visualizar o número de sessões finalizadas/número de guias liberadas para o paciente, facilitando assim na hora de faturar somente as guias que foram totalmente concluídas, se você segue esse critério.

Após selecionar as guias desejadas clique em Gerar lote com as guias selecionadas.

Após o lote ser gerado, você consegue visualizar os detalhes desse lote e lança-lo no financeiro, para ter o controle do fluxo de caixa. Vá em TISS > LISTAR LOTES > DETALHES.

Logo abaixo, informe as informações solicitadas, a forma que o convênio paga pelos lotes, em qual conta você recebe, a data de vencimento para monitorar o pagamento, categoria e subcategoria para organizar o lançamento e futuramente gerar relatórios. O interessado seria o convênio que pode ser cadastrado inicialmente em Financeiro > Cadastros > Fornecedor. O valor do lote é calculado automaticamente pelo sistema, somando todas as guias, e no campo observações aparecerá os números das guias informados na criação do tratamento do paciente. Em seguida efetue o lançamento.

Após o lançamento ser concluído, pela própria janela de detalhes terá um direcionamento para aba de Fluxo de caixa, clicando em VISUALIZAR NO FLUXO localizando a parcela gerada, afim de dar baixa no recebimento.

Quando o convênio realizar o pagamento basta selecionar a parcela no fluxo de caixa, efetuar recebimento e clicar em pagar.

Efetuando o pagamento no fluxo de caixa, caso queira sinalizar posteriomente quais as guias foram pagas e quais não foram (em casos de glosa), retorne para aba de Tiss > listar lotes > detalhes, selecione as guias que foram pagas e insira a data do pagamento.

Finalizando este processo, você tem o controle do seu faturamento 100% integrado com o atendimento realizado.

Espero ter ajudado, para maiores dúvidas, consulte sua consultora!