Lançamento no financeiro pelo extrato do paciente

O recurso de lançar o valor do paciente pelo extrato é indicado para os casos em que o paciente faz o pagamento no final do tratamento, referente as sessões realizadas dentro do mês. Sessões essas que podem ser previstas mas nem sempre todas são feitas e consequentemente cobradas, impossibilitando assim a cobrança prévia.

O sistema considera que a sessão foi realizada a medida que o status é definido como finalizado ou não compareceu. Dessa forma computa no extrato para você fazer o lançamento. Vamos ver um exemplo:

Fiz agendamentos de sessões avulsas para a paciente toda terça-feira no mês de maio, ela esteve presente em 4 das 5 sessões, então finalizei 4 status com a opção ”finalizado”. Lembrando que como vou lançar o valor total das sessões da paciente no fim do mês, não é necessário lançar o valor das sessões avulsas no fluxo de caixa.

Como visualizar o que o paciente tem para pagar e lançar no fluxo de caixa

Vá até o menu relatórios e procure pelo ”extrato do paciente”:

No exemplo quero localizar as sessões feitas em agosto então vou puxar por esse intervalo de tempo e pelo nome do paciente em especifico:

Clique em lançar no financeiro:

Na parte superior temos as sessões que eu finalizei o status, que totalizou R$400,00 de cobrança.

A seguir iremos preencher as informações para fazer o lançamento, informando a categoria e subcategoria para organizar o lançamento em pastas e possibilitar emissão de relatórios detalhados. Para lançamentos de particular coloque RECEITA PARTICULAR e subcategoria de qual especialidade se referem os atendimentos, exemplo: fisioterapia, pilates…

Em seguida informe como o paciente irá fazer o pagamento, em qual conta você receberá o valor e a data em que ele deve fazer o pagamento.
Esse lançamento ficará em aberto no fluxo de caixa, mas caso você queira seguir dando a baixa, liquidando o valor, clique em “Desejo pagar esse lançamento” e efetuar lançamento.

Dando a baixa no pagamento

Para liquidar o valor, selecione a parcela no fluxo de caixa, clique em Efetuar pagamento, confirme as definições e termine clicando em pagar:

A parcela ficará em verde simbolizando que foi 100% paga, e ao retornar à agenda, todas as sessões em que foram lançadas pelo extrato do paciente estarão com o ícone de cifrão verde, para identificar que essas sessões foram pagas.

Espero que esse passo a passo tenha te ajudado, mas se mesmo assim precisar de uma ajuda estamos a disposição. Chame seu consultor pessoal 😀