Para realizar o lançamento de uma despesa ou receita clique no menu Financeiro > Lançamento Caixa.
Importante ficar claro que essa opção de receita seria referente a venda de produtos, aluguel de salas, ou algum crédito para o paciente por exemplo, pois o valor proveniente dos atendimentos é lançado pela agenda no momento em que o tratamento do paciente é criado para que a haja uma conversa entre o financeiro e a agenda.
Tipo: Neste campo você irá selecionar qual o tipo de lançamento que está efetuando, neste caso será uma ”Despesa”.
Competência: Dia do lançamento da parcela.
Parcela: Quantidade de parcela/meses que será lançado esse valor.
Data de Vencimento: Dia de vencimento da parcela, ou seja o dia que você efetuará o pagamento.
Interessado: Será para quem foi realizado esse lançamento (fornecedor ou funcionário)
Categoria: Categoria relacionada ao lançamento.
Exemplo: Despesa fixa.
Subcategoria: Selecione a Subcategoria relacionada ao lançamento.
Exemplo: Energia Elétrica.
Contábil: Ao selecionar essa opção você identifica que o lançamento deve ficar agrupado no relatório de contas contábeis ou seja, que vão ser encaminhadas pra contabilidade.
Em seguida informe o valor da despesa/parcela, como será realizado o pagamento desta despesa e a conta em que o dinheiro debitado.
No campo Observações, você pode escrever alguma informação sobre esse lançamento. Ele irá aparecer em seu fluxo de caixa ao passar o mouse por cima da parcela.
Para salvar seu lançamento clique em Registrar.
Caso queira ser direcionado ao fluxo de caixa para quitar a parcela lançada, clique em Desejo pagar esse lançamento e registre.
Para lançamento de receitas o processo é o mesmo, apenas deve ser alterado a opção ”Tipo” para receita ao invés de despesa, mencionado no início desse post.