Lançamento de Despesas/Receitas

Para realizar o lançamento de uma despesa ou receita clique no menu Financeiro > Lançamento Caixa.

Importante ficar claro que essa opção de receita seria referente a venda de produtos, aluguel de salas, ou algum crédito para o paciente por exemplo, pois o valor proveniente dos atendimentos é lançado pela agenda no momento em que o tratamento do paciente é criado para que a haja uma conversa entre o financeiro e a agenda.

Tipo: Neste campo você irá selecionar qual o tipo de lançamento que está efetuando, neste caso será uma ”Despesa”.

Competência: Dia do lançamento da parcela.

Parcela: Quantidade de parcela/meses que será lançado esse valor.

Data de Vencimento: Dia de vencimento da parcela, ou seja o dia que você efetuará o pagamento.

Interessado: Será para quem foi realizado esse lançamento (fornecedor ou funcionário)

Exemplo de interessado: Caso seja o lançamento de um aluguel o interessado será a imobiliária.


Categoria: Categoria relacionada ao lançamento.
Exemplo: Despesa fixa.

Subcategoria: Selecione a Subcategoria relacionada ao lançamento.
Exemplo: Energia Elétrica.

A seleção de categoria e subcategoria possibilita que você veja os lançamentos em relatórios posteriormente.

Contábil: Ao selecionar essa opção você identifica que o lançamento deve ficar agrupado no relatório de contas contábeis ou seja, que vão ser encaminhadas pra contabilidade.

Em seguida informe o valor da despesa/parcela, como será realizado o pagamento desta despesa e a conta em que o dinheiro debitado.

No campo Observações, você pode escrever alguma informação sobre esse lançamento. Ele irá aparecer em seu fluxo de caixa ao passar o mouse por cima da parcela.


Para salvar seu lançamento clique em Registrar.

Caso queira ser direcionado ao fluxo de caixa para quitar a parcela lançada, clique em Desejo pagar esse lançamento e registre.

Para lançamento de receitas o processo é o mesmo, apenas deve ser alterado a opção ”Tipo” para receita ao invés de despesa, mencionado no início desse post.