Carteirinha Virtual via QRCODE

Utilizando a carteirinha do Clínica Ágil, você poderá sinalizar que o paciente compareceu ao atendimento e ter o controle de lista de presença através da leitura de QRCODE.

Quando o paciente chegar na clínica ele mostrará o código para a recepção, a qual fará a leitura com um celular ou webcam.


O QRCODE pode ser impresso como cartão ou salvo no celular do paciente.
Nesse post explicaremos como o recurso funciona.

Baixando a carteirinha

No menu CADASTROS > PACIENTES, você consegue fazer o download das carteirinhas de forma individual ou em lote.

  • Em lote:
Você poderá optar por imprimir todas as carteirinhas, ou apenas aquelas que ainda não foram impressas.

É possível imprimir 20 carteirinhas por vez em uma mesma página.

  • Impressão de forma individual:

Para realizar a impressão individual, basta clicar na coluna Carteirinha, de acordo com o cadastro do paciente desejado.
Você terá três opções: Imprimir nas dimensões de cartão, PDF na versão para celular e Download como imagem em formato png.

IMPORTANTE: Na hora de salvar não esqueça de alterar o destino, para salvar como PDF caso opte em não imprimir.

AVISO: Para que a impressão/arquivo saia corretamente nas dimensões necessárias, você precisará configurar a impressora, seguindo as instruções Clicando Aqui.

Como fazer a leitura do código

Para computar a presença do paciente a recepção precisa ter um celular ou webcam para a leitura do QRCODE que pode ser apresentado pelo paciente de forma impressa ou no celular.
É necessário estar na Área de Presença pela Carteirinha que fica localizada na parte inferior da agenda:

IMPORTANTE: Caso não esteja nessa área a presença NÃO É COMPUTADA.

Selecione a opção Solicitar requisição de câmera, pois na primeira solicitação, deve-se dar permissão para o sistema acessar a câmera do dispositivo, tanto do celular, quanto em computadores.

No celular, selecione a câmera que deseja utilizar, seja frontal ou traseira do dispositivo.

Para leitura, basta aproximar o cartão na câmera do dispositivo.
Obs: a câmera capta tanto cartões, quanto a tela do celular com a carteirinha aberta.

Após realizar a leitura, caso o paciente tenha um agendamento, ele terá sua presença confirmada.
Caso o sistema não encontre a sessão do paciente, uma mensagem será apresentada solicitando que o paciente busque informações na recepção.

Lista de presença

Além da finalização no atendimento, você consegue ter uma lista de presença dos atendimentos finalizados através da carteirinha, indo em: Cadastros > Pacientes > Presença.

No exemplo abaixo, segue a visualização da presença do paciente. Essa informação poderá ser impressa também na aba Relatórios > Lista de Presença.

Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato com seu consultor pessoal 😊