O que é DRE?

O que é DRE? Demonstração do resultado do exercício, é uma Demonstração  contabilística dinâmica que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido devendo  ter alterações em um exercício, através do confronto das receitas, custos e resultados,  apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência.

Pré-requisitos para funcionalidade do DRE

Antes de tudo para que a ferramenta tenha um funcionamento efetivo as  CATEGORIAS e SUBCATEGORIAS precisam estar organizadas, pois é a partir dessa configuração que o DRE irá lhe apresentar os resultados, além disso o financeiro precisa estar funcionando, como lançamento no fluxo de caixa e valores quitados.

Como acessar o demonstrativo

Para ter acesso ao módulo no Sistema Ágil solicite a sua consultora pessoal, logo após a liberação ele ficará localizado na barra principal superior, para a configuração do seu DRE, acesse o menu Financeiro > DRE.

O primeiro passo é configurar conforme sua preferencia e necessidade.

Configurando o DRE.


Receita Operacional Bruta – Tudo que for relacionado a vendas realizadas da clinica. Ex: aluguel de  salas, vendas de cursos, receitas de convênios, receitas de serviço, entre  outros; 

Deduções da Receita Bruta – Despesa gerada em cima do faturamento. Ex: Impostos sobre vendas de serviços.

Custos Operacionais – Custos relacionados para a operação da clínica. Ex: custo de aluguel de equipamento, mercadoria adquirida, produtos para venda, etc.

Despesas Operacionais – Despesas como, folha de pagamento; impostos sobre a folha, aluguel, telefone, salário, energia, entre outros.

Receitas Financeiras – Retorno de investimentos e aplicações;

Despesas Financeiras – Taxas bancárias, TED, DOC, anuidades de cartão, entre outros;

Outras Receitas Não Operacionais – Receita proveniente a outras atividades não sendo a  principal da clinica; 

Outras Despesas Não Operacionais – Que não faz parte da operação diária da clinica;

Despesas com Investimentos e Empréstimos – Reformas, cursos, capacitações e Capital  de giro; 

Em todas as opções é possível inserir a descrição que se refere e depois é necessário vincular elas com as  subcategorias, como por exemplo: Receita de Pilates, vincula com a  subcategoria de Pilates, e assim por diante.

A configuração será totalmente adaptada para a necessidade da clínica e pode ser é realizada junto ao auxílio de um consultor.

Feito essa configuração você consegue visualizar os resultados, lembrando que do mês atual pra frente são os valores já lançados como estimativa e dos meses anteriores é o que já foi liquidado no fluxo de caixa.